Descreve os vinhos de qualidade superior que reúnem um sabor distinto graças à combinação de ácido, álcool e taninos que ganham complexidade com o tempo na garrafa. A maioria dos vinhos populares são destinados a serem apreciados logo após o seu lançamento e perdem qualidade com o avançar da idade.
Glossário - S
Uma garrafa de exploração de 9 litros que equivalente a 12 garrafas normais.
Refere-se ao processo de sangramento ou puxar o sumo da uva de um barril de vinho tinto. O objetivo é duplo
Quando não existe nenhum sabor percetível de açúcar. A maioria dos apreciadores começa a perceber os níveis de açúcar a partir dos 0,5 até aos 0,7 por cento.
À medida que os vinhos tintos envelhecem, os pigmentos de cor e taninos juntam-se e produzem um sedimento natural. O gosto é amargo e afeta negativamente o paladar do vinho. O sedimento é mais frequente nos vinhos que apresentam mais de 10 anos, como Cabernet Sauvignon, Bordeaux e Porto.
As propriedades vinícolas produzem garrafas de vinho em excesso. São garrafas que têm um rótulo diferente daquelas que mais ficaram famosas e são vendidas (quando o são) a preços inferiores.
Trata-se da classificação da qualidade dos vinhos em Espanha que indica os vinhos que não são envelhecidos em madeira, mas pode estar anos dentro das garrafas.
É um termo francês utilizado para mover o vinho de um recipiente para outro para aeração ou esclarecimento, deixando os sedimentos para trás.
Trata-se de uma classificação alemã com base no nível de maturação e teor de açúcar das uvas. Significa colheita tardia e é geralmente mais rica do que os vinhos do nível Kabinett, porque as uvas contêm uma maior concentração de açúcar na colheita. O vinho pode ser seco ou doce.
É um termo italiano para vinho espumante.