Descreve um vinho equilibrado, harmonioso e requintado.
Glossário - E
É um termo francês que é utilizado para a progressão do vinho entre a fermentação e o engarrafamento. É quando ele se encontra na adolescência e começa a ser educado através de técnicas como o envelhecimento do barril, filtragem e requinte. É comparável ao termo "aumento" em Inglês.
As vendas en primeur referem-se normalmente aos vinhos Bordeaux, mas não são exclusivas. As ofertas en primeur são a primeira oferta de uma safra especial de uma determinada região vinícola. É quando o preço inicial é definido e oferece-se aos compradores a oportunidade de comprar os vinhos antes de serem liberados.
Trata-se de um vinho rico que oferece uma sensação de preenchimento de peso ou massa no palato de um indivíduo.
É utilizado para descrever as qualidades de preenchimento, textura e rústicas de um vinho tinto com álcool elevado.
Usado para descrever um vinho que possui pequenas quantidades de matéria visível. É uma característica dos vinhos que estão sem colagem ou que não foram filtrados.
Normalmente é o resultado da fermentação ou do envelhecimento em barris de carvalho. Trata-se de uma qualidade de fumaça que pode adicionar sabor e complexidade aromática de um vinho.
É o ato de colocar o vinho na garrafa e é um processo automatizado. A garrafa é lavada, seca e depois introduz-se o respetivo vinho. Antes da introdução da rolha, um sopro de gás inerte desloca todo o oxigénio na garrafa para evitar a deterioração.
Descreve que falta o equilíbrio necessário a um vinho. Esse equilíbrio é proporcionado pelo ácido, álcool e sabor intenso.
Um amante de todas as coisas vinícolas.
Páginas
- 1
- 2
- 3
- seguinte ›
- última »