10 vinhos românticos para servir no Dia dos Namorados

O Dia de S. Valentim é celebrado por milhões de pessoas. Trocam-se mensagens. Deixa-se o romantismo vir ao de cima… Um dos rituais dos apaixonados é partilhar uma refeição e, claro está, uma boa garrafa de vinho. Saber escolher faz toda a diferença.
O par ideal
Como no amor, também existem ligações especiais, que fazem magia acontecer entre um vinho e um prato. Não é correto optar sempre pelo mesmo vinho, por muito que se goste dele. Há sabores que se conjugam na perfeição. Mas, com tanta oferta no mercado, não é fácil decidir. Nós damos uma ajuda… para que possam fazer um delicioso brinde ao amor.
1. Esporão Private Selection, Branco, 2012
Um branco equilibrado que oferece calor e envolvência, além de frescura. Essa contradição na boca faz dele uma experiência memorável. Boa escolha para pescado condimentado ou variadas receitas de bacalhau.
2. Palácio da Brejoeira Alvarinho
Acorda os sentidos. Com notas frutadas, não evita uma acidez saltitante mas, em simultâneo, macio e envolvente. Magnífica opção para acompanhar pratos de queijo intenso e confeções de aves. Sendo um vinho verde, vai naturalmente bem com marisco e peixe.
3. Cova da Ursa, Branco, 2011
Este monocasta Chardonnay apresenta sabores a pêssego e a baunilha, exaltados pela acidez de um branco jovem. Preferência acertada para um prato requintado de salmão ou produções culinárias com atum fresco.
4. Terras do Demo Malvasia Fina, Espumante Bruto, 2010
Nome e garrafa sugestivos, porque os olhos também bebem, este espumante é um Bruto do Távora. Persistente e intenso, muito fresco, serpenteia entre aromas das flores da casta malvasia. O ideal para marisco e moluscos.
5. Quinta da Alorna, Reserva 2010, Tinto
Castas Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, é um tinto requintado no paladar. Identificam-se flores, frutos silvestres e especiarias. Sabores ricos que pedem iguais parceiros. Acompanha pratos de carne mais complexos no tempero, como caça e cabrito.
6. Tinto da Ânfora, 2011
Sabor alentejano numa sábia composição de 4 castas: Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. O toque acerejado e o final quente, que lembra a baunilha, fazem dele o parceiro ideal para degustar sabores tradicionais alentejanos.
7. Casal Garcia Sparkling Rosé, Meio Seco
A garrafa mais romântica da seleção e o seu aspeto rosa límpido, deixam adivinhar sabores silvestres e frescos. É um espumante com aromas a fruta, que acompanha muito bem refeições leves e sobremesas. Pode também ser degustado como aperitivo.
8. BSE, Branco, 2012
Nascido na península de Setúbal, junta três castas – Antão Vaz, Arinto e Fernão Pires – que fazem dele um vinho equilibrado. Entre o ácido e o frutado ficam laivos de ananás. Aveludado, é ideal para os apreciadores dos sabores a mar, peixe fumado e sushi.
9. Terras do Pó, Tinto, 2012
Um tinto jovem que dá cartas no sabor e ladeia com escolhas mais dispendiosas. Bom corpo na prova, frutado e amadeirado. Especialmente interessante com carnes vermelhas e assados, assertivo com queijos. Excelente relação qualidade/preço.
10. Lancers Rosé
Geométrico e irresistível, é um dos vinhos portugueses mais conhecidos no mundo. Rosé ligeiramente gaseificado e com notas tropicais. Realça o sabor de pratos mais condimentados e até picantes. Servir bem fresco.
Os vinhos apresentados nesta seleção para o Dia dos Namorados, foram escolhidos pelas suas qualidades organoléticas e possíveis conjugações com uma ementa muito variada. Assim, qualquer que seja a escolha do prato para este dia romântico, pode encontrar aqui a opção que melhor o acompanhe ou realce. Afinal, despertar boas sensações é, certamente, uma boa aposta no dia de S. Valentim.