A importância do vinho para o turismo de Lisboa

Solar do duque

Portugal é um país com fortes tradições vitivinícolas e é por isso que os vinhos portugueses são tão apreciados e motivam a conquista de novos admiradores, prémios e distinções honrosas. Na capital portuguesa, o vinho tem-se tornado cada vez mais importante para o turismo de Lisboa. Vamos perceber o porquê disto acontecer!

O enoturismo em Portugal

O enoturismo é uma vertente do turismo que tem alcançado enorme sucesso em Portugal, principalmente nas regiões de maior produção de vinhos afamados como é o caso do Douro, do Alentejo e do Algarve. Caracterizado por permitir ao turista participar ativamente em todas as fases de produção do vinho, inclusive nas vindimas, o enoturismo estende-se ao alojamento rústico e confortável, à relativa intimidade da convivência com os produtores de vinho e à degustação de iguarias regionais. Neste capítulo, Lisboa tem sabido tirar proveito desta crescente paixão dos turistas pelo vinho português ao divulgar as Rotas de Vinho das diferentes regiões, ao organizar provas e degustações e atividades culturais alusivas ao processo de produção dos diferentes vinhos.

A cidade de Lisboa como uma montra dos vinhos portugueses

A cidade de Lisboa pode funcionar como uma autêntica montra dos vinhos portugueses e é por isso que o turismo do vinho é tão importante para a capital e para os produtores portugueses. Os turistas têm, por norma, poucos dias para aproveitar as suas férias em Portugal e para conhecer todos os locais vitivinícolas do país. Dessa forma, é fundamental que Lisboa reúna as melhores castas para que os turistas as experimentem e num dia queiram repetir a experiência e voltar ao nosso país.

Mesmo quem não é entendido gosta de saborear um bom vinho

Os turistas procuram por produtos locais de interesse e de boa qualidade. Os vinhos portugueses fazem parte de todos os roteiros gastronómicos e são de consumo obrigatório até mesmo para aqueles turistas que não são grandes entendedores de vinhos. Porém, no geral, degustar um bom vinho está enraizado nos hábitos dos turistas que chegam a Lisboa e que pretendem deliciar-se com os aromas, cores, cheiros e sabores dos vinhos lusitanos.
À medida que a fama dos vinhos portugueses se vai expandindo além-fronteiras são cada vez mais os turistas que chegam a Lisboa à procura da confirmação do que ouviram contar nas suas terras. E a cidade de Lisboa tem sabido corresponder às expectativas criadas ao contribuir para o sucesso do vinho e da respetiva tradição portuguesa.

O crescente interesse pelo vinho possibilita a realização de outras atividades

O interesse gerado pelo crescimento e expansão do vinho veio fazer com que a cidade de Lisboa oferecesse outro tipo de atividades aos seus visitantes. Se até há pouco tempo atrás o vinho se limitava a ser um componente das refeições nos melhores restaurantes de Lisboa, hoje em dia as provas e as degustações que acontecem pela cidade trouxeram o vinho ao convívio de todos e acrescentaram diferentes possibilidades de diversão para todos os turistas nacionais e internacionais.

O turismo do vinho veio confirmar que se deve valorizar aquilo em que se é bom

O êxito do turismo do vinho em Lisboa veio confirmar a importância de cada região mostrar as suas mais-valias. A cidade de Lisboa tem boa gente, sol, calor no verão, clima temperado no inverno, praias lindíssimas, zonas de lazer imperdíveis e assumiu recentemente que tem sardinhas saborosas capazes de encantar o paladar dos turistas. Contudo, parece finalmente ter descoberto o filão de ouro que é o vinho. A importância do vinho no turismo de Lisboa corresponde a uma nova forma de se programar e encarar o turismo, sem falsos pudores e sem vergonha de mostrar o que é português e que tanto nos orgulha.

O turismo em Lisboa faz-se de muitas e diversas maneiras existindo oferta para todos os gostos, preferências e bolsas. O turismo do vinho é uma aposta ganha num produto que é nacional e que tem um potencial imenso para se desenvolver e transformar numa mais-valia para a economia portuguesa.

A sua votação: