Como abrir uma garrafa de vinho espumante

Uma garrafa de vinho espumante é sempre um bom acompanhamento, quer para saborear juntamente com uma bela refeição, quer para brindar numa festa ou momento mais especial. Tirar o máximo proveito de uma boa garrafa de vinho espumante começa pela sua abertura…

  1. Uma vez escolhida a garrafa de vinho espumante a servir e depois de esta estar devidamente refrescada, pouse-a sobre uma mesa e retire a totalidade do seu invólucro – de preferência, sem rodar ou mexer na garrafa, ou seja, utilize a pequena abertura que o invólucro possui para simplesmente puxar e facilmente retirar o mesmo.  
  2. Retirado o invólucro, segue-se o passo seguinte: retirar a armação em arame que protege a rolha. Localize a pequena patilha de arame na rolha da garrafa de vinho espumante, empurrando-a para baixo antes de a desenroscar cuidadosamente, para poder libertar e retirar toda a proteção de arame que rodeia a rolha.
  3. Ao contrário da abertura de uma garrafa de vinho, abrir uma garrafa de vinho espumante não requer um saca-rolhas, apenas a destreza e alguma força manual. Coloque um pano ou toalha de cozinha sobre a garrafa – esta serve não só para evitar que a rolha dispare sozinha, como um elemento de apoio e limpeza no caso de isso realmente acontecer e o vinho espumante se entornar.
  4. Mantenha a garrafa de vinho espumante, ou melhor a rolha, direcionada para uma zona de segurança – para que esta não possa atingir ninguém, incluindo quem estiver a abrir a garrafa. Com uma mão na rolha (mais precisamente sobre a toalha) e outra na base da garrafa (o ideal é manter a garrafa pousada na mesa), comece a rodar cuidadosamente a mesma até sentir que a rolha se está a soltar – vá rodando até sentir a rolha soltar-se por completo e ouvir o característico “pop” de uma garrafa de vinho espumante acabada de abrir.
  5. O vinho espumante pode ser servido imediatamente: para evitar a criação de muita espuma nos copos, deite apenas um pouco no fundo e aguarde alguns segundos para as bolhas se afundarem, antes de acabar de encher. Agora é só fazer tchim-tchim e, claro, degustar o vinho espumante!
A sua votação: