Como abrir uma garrafa de vinho

Retirar rolha de uma garrafa de vinho

Sozinho, a dois ou à mesa do jantar, rodeado de familiares e amigos, abrir uma garrafa de vinho é um gesto repetido inúmeras vezes – mas será que sabe abrir uma garrafa de vinho corretamente?

  1. Escolhida a garrafa de vinho para a ocasião em questão, pouse-a sobre a mesa. Invista num bom saca-rolhas, de preferência com faca embutida. Utilize a faca do saca-rolhas para remover apenas o topo do invólucro da rolha e não a sua totalidade. Em vez de rodar a faca em torno do mesmo, rode a própria garrafa até libertar o topo do invólucro. Guarde a faca e prepare o saca-rolhas.
  2. De seguida, insira a ponta do saca-rolhas no centro da rolha e, ao mesmo tempo que roda o saca-rolhas para prender bem na rolha, rode, em simultâneo, a própria garrafa. Insira o saca-rolhas na rolha da garrafa de vinho até chegar à extremidade do próprio, mas não introduza o saca-rolhas na sua totalidade.
  3. Desça a alavanca do saca-rolhas até conseguir retirar ¾ da rolha. Depois, com a mão puxe a rolha para fora e ouça o característico “pop” de uma garrafa de vinho acabada de abrir.
  4. A etiqueta relacionada com o vinho diz que se deve retirar a rolha do saca-rolhas, colocando-a ao lado da garrafa, no caso de algum apreciador quiser cheirar a mesma. Cheirar a rolha de uma garrafa de vinho acabada de abrir é também uma ótima maneira de verificar se o vinho está em condições de ser consumido.
  5. O vinho está pronto para ser decantado ou então servido de imediato! Bom proveito…
A sua votação: