6 dicas para aproveitar vinho que sobra

Copo e garrafa com vinho

Depois de mais um jantar bem-sucedido depara-se com várias garrafas de vinho ainda meio cheias e pensa imediatamente – que desperdício! Antes de as esvaziar pelo ralo do lava-loiça, saiba que existem vários truques para aproveitar vinho que sobra… e assim prolongar o sabor.

  1. Devido à exposição ao oxigénio, uma garrafa de vinho aberta começa a deteriorar-se aproximadamente dois dias após a sua abertura, um prazo que pode ser maior ou menor dependendo da quantidade de vinho que resta na garrafa – quanto mais cheia estiver, mais tempo vai durar. Isto implica que não tem de deitar o vinho fora – o vinho que sobra pode ainda ser consumido, com a maioria do seu sabor ainda intacto, mas preferencialmente no dia imediatamente a seguir à sua abertura. Feche bem a garrafa com a rolha original ou recorra a uma rolha específica para o efeito (os stoppers). Outra alternativa, ideal para reduzir a exposição excessiva ao oxigénio, é verter o vinho que sobrou para uma garrafa de vinho mais pequena ou mesmo para uma garrafa de água plástica, igualmente pequena. Em qualquer um destes casos, é sempre preferível guardar o vinho que sobra no frigorífico.
  2. Aproveite o vinho que sobrou para temperar e cozinhar – é um excelente ingrediente para adicionar a todo o tipo de pratos – carnes, massas, sopas, molhos, sobremesas – e uma ótima maneira de aproveitar sobras.
  3. Se não sabe imediatamente como vai utilizar o vinho que sobrou, congele-o! Pegue numa cuvete para gelo vazia, passe por água e encha com o vinho – assim, sempre que precisar de um pouco de vinho para temperos, só tem de ir buscar um “cubo de vinho” ao congelador. Em alternativa, pode colocar o vinho em pequenos sacos de plástico, próprios para o congelamento, e sempre que precisar basta partir um “pedaço de vinho”.
  4. Utilize o vinho que sobrou para preparar uma deliciosa sangria: quer tenha sobrado meia garrafa ou o suficiente para encher um copo ou dois, ajuste a quantidade disponível à receita. Esta é uma forma rápida e saborosa de não desperdiçar um bom vinho, especialmente no Verão!
  5. No caso de ser Inverno, as sobras de vinho podem ser aproveitadas para confecionar uma fumegante e aromática caneca de vinho quente – simplesmente irresistível!
  6. As sobras de vinho são ainda ideias para confecionar um vinagre caseiro perfumado e delicioso – aprenda a fazê-lo aqui.
A sua votação: