Os 10 melhores vinhos brancos para servir na ceia de Natal

A ceia de Natal é um evento festivo de grandes emoções onde são servidos os melhores pratos gastronómicos e as bebidas mais saborosas. No caso dos vinhos brancos, à semelhança dos vinhos tintos, é fundamental que eles combinem muito bem com os petiscos servidos. Conheça os 10 melhores vinhos brancos para servir na ceia de Natal e usufrua de uma refeição equilibrada e deliciosa.

1. Mundus Branco Leve

O Mundus Branco Leve é um vinho branco corrente com um aroma muito suave que é produzido na região da Estremadura. Ele tem um teor alcoólico de 9,5% e combina muito bem com os pratos de bacalhau, como o bacalhau com todos, uma vez que é bastante equilibrado e distinto.

Preço médio: 2 euros/6 reais

2. Alma da Beira

Este vinho é proveniente da Região da Beira Interior, tem um teor alcoólico de 13,5%, um aroma muito suave e pouca acidez. Trata-se do vinho ideal para ser servido numa ocasião especial, como por exemplo na ceia de Natal, uma vez que combina muito bem com todos os alimentos. Ele pode ser servido nas entradas, como acompanhamento dos pratos principais (como o bacalhau cozido ou o peru recheado) ou até na prova de queijos frescos.

Preço médio: 5 euros/16 reais

3. Terra D´Alter

O Terra D´Alter é um vinho jovem que utiliza as principais castas de vinho branco e é produzido na região do Alentejo. Ele apresenta um teor alcoólico de 13,5%, tem um aroma intenso a frutos tropicais, o que faz dele uma excelente opção para as entradas. Além disso, também é de realçar que combina muito bem com queijos e enchidos.

Preço médio: 3 euros/9 reais

4. Fiuza Sauvignon

O Fiuza Sauvignon é um vinho branco suave de excelência que apresenta 12,5% de teor alcoólico. É, sem dúvida, uma excelente opção para acompanhar o tradicional prato de bacalhau com batatas cozidas na ceia de Natal, mas também combina muito bem com todo o tipo de pratos vegetarianos.

Preço médio: 6 euros/19 reais

5. Terras do Sado

O Terras do Sado é um vinho regional da Península de Setúbal que ostenta 12% de teor alcoólico. Trata-se de um vinho seco com um aroma frutado, sendo por isso uma das melhores opções para as entradas. Ele também combina muito bem com os queijos e pratos de marisco e deve ser servido bem fresco.

Preço médio: 3 euros/9 reais

6. Serras de Azeitão

O Serras de Azeitão é um vinho branco suave e de aroma frutado a citrinos, ananás e pêssego com notas florais. Trata-se de um néctar com 13,5% de teor alcoólico que combina muito bem com as entradas de marisco ou com os pratos mais requintados como por exemplo o Polvo à Lagareiro.

Preço médio: 3 euros/9 reais

7. Brejeiro

O Brejeiro é um vinho de mesa branco leve e frutado com apenas 10% de teor alcoólico. Trata-se de uma ótima escolha para acompanhar qualquer refeição, especialmente quando é servido com peru recheado ou bacalhau espiritual. É um vinho adamado e, como tal, pode ser servido nas entradas de carnes frias.

Preço médio: 2 euros/6 reais

8. Monsaraz

O Monsaraz é um dos vinhos brancos mais populares da região do Alentejo. Ele apresenta um teor alcoólico de 13%, tem um aroma macio e complexo e deixa um sabor final muito suave e refrescante. Este vinho acompanha muito bem as saladas frias que, normalmente, são servidas nas entradas e os pratos de marisco e carnes brancas.

Preço médio: 4 euros/12 reais

9. Dona Ermelinda

O Dona Ermelinda é um vinho regional da Península de Setúbal com 13,5% de teor alcoólico. Ele apresenta uma cor dourada tipo palha muito apelativa, tem um aroma frutado e intenso com algumas notas a frutos tropicais e mel e apresenta-se na boca com um grande equilíbrio ao nível da acidez, dos açúcares, do álcool  e da madeira. É, sem dúvida, uma excelente seleção para acompanhar as tradicionais sobremesas de Natal, como o tronco, as rabanadas e/ou os sonhos.

Preço médio: 4 euros/12 reais

10. Porca de Murça

O Porca de Murça é um vinho branco jovem da região do Douro que apresenta uma cor citrina com notas florais de lima e uma acidez única que o torna bastante refrescante. Ele tem 13% de teor alcoólico e é uma excelente opção para acompanhar pratos de peixe como o bacalhau com batatas cozidas que é servido na ceia de Natal. Também é de destacar que combina muito bem com as saladas frias e com os pratos de marisco que, normalmente, são servidos nas entradas.

Preço médio: 3 euros/9 reais

A sua votação: 
Ocasiões especiais: